menu

Artes

Março de 2023

PROJETO FORMAR LEITORES PELA ARTE

Exposição de trabalhos de alunos do 7º ano

Inspirados em livros como Rubra, a árvore dos desejos, de Katherine Applegate, ou A História do Senhor Sommer, de Patrick Süskind, os alunos do 7º ano criaram propostas visuais que ilustram os excertos que analisaram. As composições visuais incluem técnicas de desenho, recorte e colagens, combinadas num desafio criativo que acompanha a leitura do livro escolhido e o contacto com a obra da artista plástica Gabriela Albergaria.











Maio de 2022

PROJETO FORMAR LEITORES PELA ARTE

Exposição de trabalhos de alunos do 8º ano




Abril de 2022

PROJETO FORMAR LEITORES PELA ARTE

Exposição de trabalhos de alunos do 9º ano




Março de 2022

PROJETO FORMAR LEITORES PELA ARTE

Exposição de trabalhos de alunos do 7º ano




Junho de 2021

PROJETO FORMAR LEITORES

             



Os alunos do 9º ano, na disciplina de Educação Visual, elaboraram projetos de capas para dois livros que são património da literatura universal:

O Hobbit, de J. R. R. Tolkien

O Diário de Anne Frank



Junho de 2019

PROJETO FORMAR LEITORES


No final do ano letivo, apresentamos os trabalhos que os alunos do 3º Ciclo realizaram na disciplina de Educação Visual, no âmbito do Projeto "Formar Leitores", e que estiveram expostos na Biblioteca.

7º ano - A GRAMÁTICA DA BANDA DESENHADA

prancha, tiras, vinhetas ,balões e planos

A partir da consulta de livros de Banda Desenhada de vários autores, os alunos do 7º ano construíram uma prancha de BD com quatro vinhetas, onde o personagem principal é representado em várias expressões diferentes. O resultado desta atividade, bem como alguns Diários Gráficos, estiveram expostos na Biblioteca do ECB.












8º ano - ILUSTRAÇÕES E CRIAÇÕES

A partir da leitura de livros como “Sexta-feira ou a vida selvagem”, de Miguel Tournier; “A história de Robinson Crusoé e do seu criado Sexta Feira” de Daniel Defoe; “As minas de Salomão” de Rider Haggard; “Cinco Semanas em Balão”, “Viagem à Lua”, “Volta ao Mundo em 80 dias” ou “Viagem ao Centro da Terra”, de Júlio Verne, os alunos do 8º ano apresentam uma ilustração de um excerto da história, representada em três vinhetas. Na primeira vinheta, o aluno narra o conteúdo do excerto, na segunda e na terceira será da imaginação do aluno.






9º ano - “EROS E PSIQUÊ”

Tendo como ponto de partida a escultura “Eros e Psiquê”, do artista italiano Antonio Canova, os alunos do 9º ano apresentaram na Biblioteca uma Exposição com várias reinterpretações desta obra do século XVIII e que se encontra exposta no Museu do Louvre, em Paris.
Escolhendo um pormenor da escultura, pretendia-se um desenho de observação feito num suporte de cartolina preta com várias durezas de grafite ou com um elemento riscador a lápis pastel, procurando assim o contraste.
Eros e Psichê, de Antonio Canova







Trabalhos realizados pelos alunos do Curso de Artes Visuais do Ensino Secundário, na disciplina de Desenho A, no âmbito do Projeto Formar Leitores, e que estiveram expostos na Biblioteca.



11º ano - LEVANTAMENTO DE UM PAINEL CERÂMICO


A partir do livro ANTONI GAUDÍ, de Rainer Zerbst, os alunos do 11º ano do curso de Artes realizaram uma desconstrução de um painel de azulejo português, aplicando a técnica do arquiteto catalão conhecida por “Trencadis”. Os trabalhos, executados a lápis de cor e aguarela sobre papel, estiveram expostos na Biblioteca do ECB.




12º ano - NARRATIVAS POÉTICAS
A partir da consulta e análise de livros de poesia disponíveis na Biblioteca, os alunos do 12º ano do Curso de Artes Visuais criaram, na disciplina de Desenho A, uma composição plástica tendo como suporte uma das páginas do livro. Desenvolvendo desenhos sobre as páginas fotocopiadas, utilizaram várias técnicas, como tachismo, palimpsesto, etc.





Maio de 2018

Exposição de trabalhos de alunos do 8º ano na Biblioteca do ECB


A partir da obra A Salvação de Wang Fô e Outros Contos Orientais, de Marguerite Yourcenar, os alunos do 8º ano criaram pequenos storyboards e ilustrações utilizando lápis de cor, marcadores e caneta preta sobre papel. A montagem, utilizando a técnica do recorte, evoca as lanternas chinesas do reino dos Han.
O velho pintor Wang-Fô e o seu discípulo Ling erravam pelo reino dos Han. O pintor era conhecido por ter o poder de dar vida às suas pinturas por um derradeiro toque de cor. Tinham-se conhecido numa taberna e Ling, de tal forma se modificara pelos ensinamentos de Wang-Fô, que sacrificara a sua fortuna para seguir o mestre.
Um dia são procurados por soldados, algemados e levados ao palácio imperial. Dragão Celeste, o imperador, crescera só e encerrado numa ala do palácio coberta de quadros de Wang-fô. Dragão Celeste acusa Wang-Fô de lhe ter mentido sobre o mundo com as suas pinturas e quer queimar-lhe os olhos e cortar-lhe as mãos…











EXPOSIÇÃO DO ECB NA DGEstE (DIREÇÃO-GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES), em Lisboa








EXPOSIÇÃO DO ECB NA ALA SUL DO MOSTEIRO DE SANTA MARIA DE ALCOBAÇA


A exposição "Estudo de Lettering Fonts – Evolução do Ensino", com trabalhos da turma do 11º F, do Curso Científico Humanístico de Artes Visuais, do ECB, está patente na Ala Sul do Mosteiro de Alcobaça até dia 11 de janeiro.
Os trabalhos foram desenvolvidos no ano letivo de 2015/16 e orientados pela professora Adelina Serralheiro.